quarta-feira, 5 de novembro de 2008

II Caminhada do Povo de Terreiro - Recife (percepções)

Hoje aconteceu a II Caminhada do Povo de Terreiro do Recife. O evento, contra a intolerância religiosa, demonstrou a necessidade de mais oportunidades como estas, para os candomblecistas se unirem na defesa dos seus direitos e na construção de uma sociedade onde os valores de fraternidade, união e desenvolvimento em conjunto estejam mais presentes. A caminhada reuniu um bom número de pessoas, mas nem um pouco satisfatório para um dos maiores centros de resistência da cultura afrodescendente no país.

A II Caminhada do Povo de Terreiro do Recife me pareceu um grito de socorro. Um pedido para que nossa religião e as políticas sociais em torno do tema sejam levados de uma forma mais séria e mais organizada. Amadorismo, falta de profissionalismo, frustração, muita paciência e boa-vontade, foram os marcos do evento, o qual o blog Povo do Axé se colocou à disposição e divulgou, além do empenho de seus componentes no site de relacionamento Orkut. Provavelmente o blog Povo do Axé será a única referência nos sites de busca a este evento.

Que não seja o último, mas prefiro encarar a III Caminhada como um novo começo. E que agora essa iniciativa seja dada à luz.

Nenhum comentário: