quinta-feira, 9 de julho de 2009

MARACATUS, BATUQUES E LADEIRAS





Retirado do blog Ritmos Brasileiros

Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatus de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu.Para Mário de Andrade a origem da palavra maracatu é americana: maracá=instrumento ameríndio de percussão; catu=bom, bonito em tupi; marã=guerra, confusão. Marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo.A dança executada com as Calungas, que são bonecos religiosos, é obrigatória na porta das Igrejas, representando um "agrado" à Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. Quando o Maracatu visita um terreiro homenageia os Orixás.Há também o chamado Maracatu Rural. A crise que antecedeu a II Guerra Mundial provocou uma onda migratória da zona rural para o Recife. Esse tipo de Maracatu, também conhecido como Maracatu de Orquestra ou de Trombone, surgiu nessa época, através da fusão de vários folguedos do interior de Pernambuco, especialmente da zona canavieira. Portanto, nada têm a ver com a instituição mestra do Rei do Congo.* O arquivo a seguir está divido em duas pastas, uma com gravações mais atuais de grupos ainda na ativa como Nação Erê, Maracatu Estrela Brilhante, Leão Coroado, Rio Maracatu, entre outros. Na outra pasta são as gravações a partir de 1930, com um maracatu bem diferente do que estamos acostumados, com uma percussão menor e músicas cantadas. São versões originais de mestres como Capiba, Paulo Lopes, Sebastião Lopes e Geraldo Medeiros.

MARACATUS DE HOJE
1. Cheguei Meu Povo
2. Maracatu (Instr.)
3. Oleruê
4. Cheguei Meu Povo
5. No Morro da Conceição
6. Dia 13 não é dia de negro

MARACATUS DE ONTEM
1. Eh! Uá! Calunga (Capiba) - Maira (1936)
2. Chora meu goguê (Paulo Lopes & Sebastião Lopes) - Henricão Sátira (1938)
3. Senzala - Raul Torres (1945)
4. Piou Caboré - Geraldo Medeiros (1950)
5. Noiô, Noiô (Paulo Lopes & Sebastião Lopes) - Henricão Sátira (1936)
6. Maracatu Elegante - Raul Prates (1943)
7. Maracatucá - Geraldo Medeiros (1949)
8. Nação Nago (Capiba) - Os Cancioneiros (1955)


MARACATUS DE HOJE

1. Cambinda
2. Lindo Baque dos Erês
3. Maraca de Maracatu
4. Sambalelê/ Virgem do Rosário


MARACATUS DE ONTEM
1. Bagé - J.B de Carvalho (1938)
2. Pisa Baiana - Irmãos Valença (1938)
3. Nego Banzo - Fernando Lobo (1940)
4. Maracatu Porto Rico - Dircinha (1949)
5. Rei Bantu - Luiz Gonzaga (1950)

1. Download
2. Download

5 comentários:

mestre945 disse...

muchas obligard ,bonito

i play maracatu in brighton u.k with a maracatu group we called cruzerio del sol we love maracatu :)

mestre945 disse...

the second link did not work , :(
is there any chance or a relink it for me obligrad alex

ps see are group laying maracatu we play coco and baio too

http://www.youtube.com/watch?v=wOPXSx3lB-Q

Leonardo Crocia disse...

Thank you, Mestre! Maracatu is really a work over the music, religion or percussion! Is beautiful to play, to live. In Recife, Pernambuco, Brazil, our place, this culture is very strong and being recovered and associated to urban context, with high social contrast. This ancient knowledge is being recovered like references in many variated artistics expressions how essential to construct bases of social development. I hope you can understand my English. I can see you write some spanish too?
I´m sorry about the links. This post is original from an other blog. Maybe they can help us. I´ll try. Welcome and keep following us! We will try post something in English for readers in other countries. Axé!

Tone Ely disse...

Olá meus caros, estou na procura desses discos, tenho um trabalho musical fazendo resgate dessas músicas antigas e fiquei sem essas músicas dos 2o disco do Maracatus de Ontem. Será que seria possível vocês compartilharem novamente já que o badongo saiu do ar e não é mais possível baixar os arquivos.

Ficaria muito agradecido.

Majorna Maracatu disse...

Postar novamente por favor! Maracatus batuques ladeiras n. 1,2,3