segunda-feira, 27 de julho de 2009

Macumbats: design com axé

Vim compartilhar com vocês uma fonte dingbat que há algum tempo conheço e encontrei aqui, agora nas minhas artes photoshópicas. Ainda não tive oportunidade de utilizar a Macumbats, uma fonte do tipo true type, dingbat.

Dingbats são aquelas fontes onde no lugar de letras, quando digitamos, aparecem desenhos e a Macumbats é toda composta por figuras inspiradas no Candomblé e na Umbanda. São 23 ilustrações, onde temos os ogans, filhos de santo, Orixás e entidades como Pretos Velhos, Exus e Pombagiras. Os desenhos são bem-humorados, bem úteis para layouts sobre a cultura afro-brasileira. No entanto, é uma fonte são pesada para o sistema.

O autor da Macumbats é o designer pernambucano Zózimo Neto que diz que, desde 2003 é um estudioso do design. Técnico em Design & Hipermídia pelo CEFET-PE cursa bacharelado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Além de tipografia, possui projetos também nas áreas de identidade visual, projetos de produtos e embalagens, games, web, editoração, animação, entre outros. Ele também desenvolveu a Macumbética, outra fonte dingbat, ttf, mas que não encontrei disponível.

A Macumbats pode ser baixada AQUI. A instalação é simples, a mesma de outras comuns, copiando para a pasta de fontes do computador.

Contatos com o Zózimo podem ser feitos através do e-mail zozimodg@yahoo.com.br

Nenhum comentário: