terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Jurema do RN sofre grande perda.












"No mês de dezembro de 2009 a jurema norte rio grandesse perdeu um dos maiores ícones da jurema sagrada que foi o inesquecível Babá Carol como era mais conhecido.
Carol foi dos precursores da jurema sagrada e detentor de uma grande ciência no Rio Grande do Norte. Conhecia profundamente as ciências e iniciou muitos dos que ai estão levando a frente o que aprendeu com Carol. Alías, muita gente deve muito aos conhecimentos desse grande mestre.
O ferétro e o último adeus à Carol foi acompanhado por diversas autoridades religiosas e com certeza será uma grande entidade o "mestre Carol".
Salve a Jurema Sagrada!"
Retirado do blog Axé do Vale.

Babá Carol era um sacerdote bastante conhecido no Rio Grande do Norte. O conhecemos no Recife, no terreiro nagô de Mãe Betinha, o Ilê Axé Yemanjá Abassami. Babá Carol tinha com Mãe Beta uma amizade de muito tempo, vindo anualmente em visita à sua casa, que era retribuída da mesma forma, mesmo com a avançada idade de Mãe Beta.
No Memorial Mãe Betinha, a presença de Babá Carol em uma das festas a Iemanjá é registrada (foto ao lado). Na ocasião da inauguração do Memorial e do centenário de Mãe Beta, egbomes vindos de Natal no final de novembro para o evento trouxeram notícias da sua saúde frágil e, apenas hoje, encontrei notícias do seu falecimento pouco tempo depois.
É mais um nome importante para as referências de resistência e luta não só religiosa, ou de classes, mas pelos direitos à liberdade individual. Fundamental, como vimos no texto acima, para a preservação e expansão da Ciência da Jurema, um patrimônio de valor incalculável do povo nordestino.

Um comentário:

Melquisedec Oba Wale disse...

O Mestre Karol foi uma referência no caminho da Jurema como no de Orixá filho de Mãe betinha do Recife, autêntico representante da Nação Nagô no rio Grande do Norte.

Melquisedec Oba Wale C Rocha
Catimbo Jurema Natal/RN