quinta-feira, 8 de abril de 2010

Governo Federal lança mapeamento das comunidades tradicionais de terreiro em Recife



Publicado em 08/04/2010 - 10:21 No site da Presidência da Rebública

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial lançam, nesta sexta-feira (9/4), em Recife (PE), o Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro localizadas na capital pernambucana e em sua região metropolitana.

O objetivo é identificar, reconhecer e apresentar dados para a promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e melhoria da qualidade de vida nas comunidades tradicionais de terreiro.

O lançamento ocorrerá às 15 horas, no Centro Cultural Rossini Alves do Ministério Público de Pernambuco, e contará com a participação do diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Marco Aurélio Loureiro. São esperadas cerca de 200 pessoas, entre religiosos e representantes políticos, além da sociedade civil.

O mapeamento ocorreu em três capitais e suas áreas metropolitanas, além de Recife: Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e Porto Alegre (RS), regiões onde se concentra o maior número de casas e terreiros. Salvador (BA) e Rio Janeiro (RJ) ficaram de fora porque as Prefeituras já começaram a fazer o levantamento.

As Comunidades Tradicionais de Terreiro recebem atenção específica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome porque a atuação desses segmentos vai muito além do âmbito religioso. Esses grupos contribuem para o desenvolvimento local, tanto na preservação da cultura tradicional quanto no desenvolvimento de projetos sociais que envolvam o entorno e a comunidade geograficamente constituída.

Com o mapeamento, o ministério pretende contribuir para o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais e sempre respeitando a diversidade cultural, econômica e social das comunidades.

Nenhum comentário: